Ciclone bomba é registrado no Atlântico e pode trazer instabilidade no clima e muito calor para o Norte do país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta quinta-feira (28) que uma intensa área de baixa pressão atmosférica está avançado pelo sul do Oceano Atlântico, com características de um “ciclone bomba”, que deve afetar o Sul do Brasil, trazendo fortes ventos e temporais a partir de hoje.
Em todo o Sul do Atlântico, incluindo Argentina e Uruguai, podem ser esperadas rajadas de vento de 150 km/h a 200 km/h, bem como ondas com altura bem acima do normal. As informações são da agência meteorológica MetSul.
O que é um ciclone bomba?
Um ciclone bomba é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que apresenta uma queda de pelo menos 24 hPA (hectopascal, unidade de medida de pressão atmosférica) em um período de 24 horas.
Nesta quarta-feira (27), a pressão apresentada pelo sistema era de 982 hPA, segundo o Inmet. Hoje, quinta-feira, era de 946 hPA. Ou seja: a queda foi de 36 hPA no período. O fenômeno que ocorre no Oceano Atlântico é, portanto, um ciclone bomba, apesar de não atingir diretamente o continente.
Devido ao encontro do ar quente, em comunhão com uma corrente de jato em baixos níveis vinda da Bolívia, está fazendo com que uma frente fria avance pelo Sul do país. Entre sexta e sábado, a frente fria deve chegar ao Sudeste. Por enquanto não há possibilidade de chegar ao Norte e Nordeste do país.
Tempo em Rondônia
Segundo o Climatempo e Weather, especializados em meteorologia, o mês de maio deve começar com tempo abafado e seco. Entre os dias 2 e 3 de maio, há possibilidade de chuvas isoladas em alguns municípios da zona da mata, como Rolim de Moura e Santa Luzia, e também no norte do estado.
Apesar da frente fria não chegar com força ao Norte, entre os dias 3 e 4 de maio, a meteorologia aponta que as temperaturas podem ficar entre os 19°C e 29°C, principalmente nos municípios ao sul e região central de Rondônia.
Calor e sombra quente
O mês de maio é marcado pelo fim do período chuvoso em Rondônia. Já na primeira semana de maio, é previsto temperaturas de até 35°C em Rolim de Moura, Vilhena e Cacoal.
Na primeira semana do mês de maio, Porto Velho pode ser o único município que pode registrar chuvas isoladas ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 22°C e 33°C.
Comentarios