banner farmacia  preço baixo
condaron
banner mercado curitiba
banner clinica vet

Entenda por que o preço do tomate aumentou 117% em um ano

A mais recente pesquisa do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) revelou que o preço do tomate subiu 117% entre março de 2021 e março de 2022 em Porto Velho.

Somente em março deste ano, o aumento foi de 25% em relação a fevereiro de 2022.

Para tentar entender o que está provocando esse aumento e se o preço vai continuar subindo, o g1 conversou com um pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com um pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Por que o preço subiu?

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Vicente Godinho, um dos principais motivos pelo aumento do preço está relacionado ao clima.

As severas mudanças climáticas nas principais regiões produtoras do país, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, provocaram a alta no preço do alimento.

“A região produtora de legumes e verduras tiveram um problema seríssimo quanto ao clima este ano e isso acabou comprometendo a produção deles e consequentemente o preço”, explicou.

O pesquisador João Paulo Deleo, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) explicou que as chuvas intensas e a combinação do calor intenso, geraram perdas nas plantações, afetando os produtores.

Comentarios