Nova pesquisa mostra Lula com maior vantagem e Bolsonaro perdendo até para Doria e Ciro
O ex-presidente Lula (PT) teve uma alta expressiva na intenção de votos para a eleição presidencial de 2022: 12 pontos percentuais. Agora, o petista alcança o índice de 43%, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). É o que mostra a nova pesquisa DataPoder.
Segundo o DataPoder, Lula venceria Bolsonaro também no segundo turno, por 55% a 32%. O atual presidente seria derrotado também por Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).
O levantamento foi feito entre os dias 5 e 7 de junho. Foram feitas 2.500 entrevistas em 421 municípios em 27 estados da federação por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Há um mês, o DataPoder mostrava que Bolsonaro (33%) e Lula (31%) estavam empatados dentro da margem de erro. A nova pesquisa retirou opções de candidatos em relação a pesquisas anteriores, como João Amoedo (Novo) e Luciano Huck. Ambos declararam que não participarão da corrida eleitoral para o cargo de presidente da República.
A soma de todos os outros candidatos (Bolsonaro, Ciro Gomes, João Doria e Luiz Henrique Mandetta) é de 44%, um ponto percentual a mais do que a intenção de votos de Lula. Veja os resultados:
- Lula (PT): 43%
- Bolsonaro (sem partido): 29%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- João Doria (PSDB): 6%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabem: 4%
Considerando a margem de erro, se a eleição fosse hoje, Lula poderia vencer a eleição no 1º turno, considerando os votos válidos.
Segundo turno
Em um segundo turno, Lula venceria todos os oponentes considerados. Na pesquisa anterior, o petista também derrotaria o atual presidente, mas a distância ficou ainda maior: antes, era de 11 pontos e, agora, de 23 pontos.
- Lula 55% x 32% Bolsonaro; branco/nulo: 12%; não sabe: 1%
- Lula 51% x 17% João Doria
- Lula 48% x 17% Ciro Gomes
O levantamento PoderData também mostrou que Bolsonaro seria derrotado por João Doria e Ciro Gomes. Contra ambos, a diferença seria de 5 pontos, acima da margem de erro.
- João Doria 44% x 39% Bolsonaro
- Ciro Gomes 45% x 40% Bolsonaro Fonte: Yahoo
Comentarios