banner farmacia  preço baixo
condaron
banner mercado curitiba
banner clinica vet

(Vídeo) Tornado foi responsável por estragos durante chuva em Porto Velho, diz Censipam

Forte ventania durou alguns minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores, destelhar casas e estabelecimentos comerciais na tarde desta quinta-feira (28).

Um tornado atingiu Porto Velho no início da tarde desta quinta-feira (28) e causou vários estragos. Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o raro fenômeno atingiu a categoria F0 na Escala Fujita — que mede a intensidade dos tornados e vai de 0 a 5.

Conforme explicado pelo Censipam, os tornados são medidos pela quantia de estrago que causam, e não pelo seu tamanho físico. O tamanho de um tornado indica a sua ferocidade.

Vídeos gravados por uma equipe da Rede Amazônica mostram estabelecimentos comerciais destelhados, fios de energia caídos, árvores e placas de sinalização derrubadas.

A forte ventania durou alguns minutos, mas foi o suficiente para causar vários estragos. Na avenida Guaporé com Rio de Janeiro, uma borracharia foi completamente destelhada e os destroços se espalharam pelas vias. Outros estabelecimentos da região também foram destruídos pelo vento.

De acordo com o Censipam, a previsão do tempo para esta quinta-feira é de chuvas e trovoadas entre a tarde e à noite. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou a população sobre a possibilidade de chuvas intensas, com raios, ventos fortes e alagamentos.

População prejudicada

Peixaria localizada na avenida Rio de Janeiro em Porto Velho  — Foto: Armando Júnior/Rede Amazônica

Luiz Ferreira trabalha há seis anos em uma peixaria localizada na avenida Rio de Janeiro. O ponto é a fonte de renda que garante o sustento dele e da família. Ele estava fechando o comércio para o almoço quando a ventania começou a arrancar as telhas da peixaria.

“A sensação era de que o mundo estava acabando. Eu só me escorei para morrer quietinho”, lembra.

Na BR-364, uma placa de sinalização foi derrubada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou o local por um momento para fazer a remoção. A PRF também precisou interditar o cruzamento entre a avenida Jorge Teixeira e a Rio de Janeiro depois que uma árvore caiu e derrubou fios de eletricidade.

Placa derrubada durante tornado na BR-364 — Foto: Armando Junior/Rede Amazônica

Falta de energia

A Energisa informou à Rede Amazônica que telhas e galhos que voaram sobre a rede provocaram o rompimento de cabos e o acesso em alguns foi prejudicado.

Equipes foram movidas para reforçar atendimentos em bairros como Agenor de Carvalho e Joana Darc na capital.

Por g1 RO e Rede Amazônica

Comentarios