banner farmacia  preço baixo
condaron
banner mercado curitiba
banner clinica vet

Volume de exportação de carne bovina de Rondônia aponta para novo recorde em 2022

Em 2021, os EUA compraram o equivalente a U$ 48 milhões em carne bovina, cerca de 6,2% de todo o volume exportado no período

Desde a criação da Agência de Defesa Saninária Agrosilvopastoril (Idaron), em 1999, com políticas de governo assertivas e firme parceria com o produtor rural, Rondônia tem desenvolvido uma pecuária forte que, em poucos anos, ganhou destaque no cenário nacional, tendo como principal oferta o boi verde, criado em pasto.

Com o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, obtido em maio do ano passado junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Estado passou a disputar mercados consumidores mais rentáveis e, consequentemente, conquistou regiões que, em médio e longo prazos, trarão ganhos comerciais à pecuária brasileira. O resultado é o aumento exponencial no volume de exportações que, já nos dois primeiros meses de 2022, tem apontado para um novo recorde de vendas para o mercado exterior.

O ambiente de negócios é visivelmente promissor e, a cada novo ciclo, avança para a conquista de clientes que, anos atrás, eram coadjuvantes na tabela de exportações, a exemplo dos Estados Unidos da América (EUA) que, em 2020, representava 0,8% da carne bovina vendida por Rondônia para o exterior. Hoje, em apenas dois anos, o país já é o segundo maior importador de carne bovina de Rondônia.

Em 2020, só para os EUA, foi registrado um volume de vendas superior a 5,9 milhões de dólares, o que representa 0,8% de todas as exportações de carnes feitas por Rondônia naquele ano. No ano seguinte, 2021, o País comprou o equivalente a 48 milhões de dólares, cerca de 6,2% de todo o volume de carne exportado no período. Neste ano, em apenas dois meses, janeiro e fevereiro, já foram vendidos mais de 29,5 milhões de dólares em carne para os norte-americanos, o que equivale a 21% do total de vendas para o exterior. Comparado a 2020, este ano já registra um crescimento de mais de 400% em exportação de carne bovina para os Estados Unidos”, destaca o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

 

Rondônia Rural Show é considerada a maior feira do agronegócio da região Norte

Comentarios